segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Audio - livro

Outra atividade do curso: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS que achei muito interessante foi o audio-livro. O meu ainda não está pronto, mas em breve o postarei.

Modulo 3 - atividade 3

"Os emoticons são símbolos usados para expressar emoções que já fazem parte da linguagem da web, seja na comunicação por e-mail ou ainda nas salas de bate-papo."
www.indaial.com.br/article.php

Atividade do curso:
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM 
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEISMódulo 3 - Recursos de Internet Acessíveis- Atividade 3
 
A atividade com emotions foi muito interessante pois tive que pesquisar várias imagens e produzir um texto onde elas pudessem ser decifradas. Uma atividade muito interessante para tabalharmos com nossos alunos visto que eles amam imagens.
Não me lembro os sites onde os encontrei, mas segue abaixo alguns deles:

Artigo: Tecnologia Assistiva


disponível em: www.itsbrasil.org.br/pages/23/TecnoAssistiva.pdf

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Vídeo na Sala de Aula

APRESENTAÇÃO

Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem. O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.

O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.

Vídeo significa também uma forma de contar multilingüística, de superposição de códigos e significações, predominantemente audiovisuais, mais próxima da sensibilidade e prática do homem urbano e ainda distante da linguagem educacional, mais apoiada no discurso verbal-escrito.

Leia mais em http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm